O significado do brincar para o desenvolvimento infantil

fono foto

 

 

Você já parou para refletir sobre a importância das brincadeiras para o desenvolvimento do seu bebê e qual

seu papel neste contexto?

As brincadeiras são uma forma de aprendizado que contribuem para o desenvolvimento das crianças, mas às vezes são limitadas no contexto familiar ou escolar pela falta de conhecimento sobre seus benefícios para o desenvolvimento infantil.

As várias formas de atividades lúdicas, que podem ser coletivas ou individuais, evoluem ao longo da história de acordo com as necessidades culturais de cada época, sendo uma atividade com universo rico para o desenvolvimento global da criança. Uma vez que nas brincadeiras estão presentes regras e motivações que estimulam a imaginação e o desenvolvimento das funções psicológicas, físicas, cognitivas, emocionais, motoras e sociais das crianças. Ao brincar a criança conquista auto-estima, autonomia e criatividade, que são essenciais para enfrentar às dificuldades que se apresentam e aprender. Mais relevante do que o tipo de brinquedo é a forma de brincar!

A brincadeira é um aprendizado que propicia o desenvolvimento de linguagem e de fala das crianças e é por meio da brincadeira que a criança acessa o mundo adulto de forma simbólica. Nesse espaço imaginário, a criança se coloca como sujeito de muitas situações que vivencia no mundo adulto, como: cuidar, ir às compras, cozinhar, ter uma profissão, etc. Brincando a criança adquire conceitos, regras e valores, reconhece limites na interação com o outro e aprende a conviver, dividindo o espaço, os brinquedos e a imaginação. O brincar representa uma importante maneira de estabelecimento de vínculo. Nos conflitos que surgem no contexto do brincar a criança percebe suas dificuldades e desenvolve suas potencialidades.

Ao vivenciarem a experiência do brincar e do faz-de-conta as crianças adquirem uma maior segurança no trato com a realidade, utilizando-as como recurso não só para desenvolver o simbolismo como para entender o mundo que a cerca, na medida em que entram em contato com as regras e exigências sociais conseguem enriquecer seu vocabulário e consequentemente sua comunicação.

A família e a escola são fundamentais neste processo, proporcionando espaço, físico e emocional, à espontaneidade e criatividade da criança, favorecendo o despertar do interesse em explorar o ambiente, criar brincadeiras e desenvolver o hábito de brincar.

Agora que não restam dúvidas da importância desse momento lúdico, deixo a sugestão para quem ainda não tem esse espaço na sua rotina: Vamos separar um tempinho no dia-a-dia para estimular o desenvolvimento das nossas crianças, digo BRINCAR! Divirtam-se!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Precisa de ajuda?