Levar os pequenos ao dentista muitas vezes é um desafio. Seu filho também tem esse medo?
Então, fique com a gente e veja o que você pode fazer para tornar esse momento tranquilo e agradável para ele!
POR QUE AS CRIANÇAS TÊM MEDO DE IR AO DENTISTA?
Se você tem filho pequeno, provavelmente já passou por essa situação, não é? Chega o dia de levá-lo ao dentista e já bate aquela ansiedade na criança, muitas vezes até choro e negação para ir à consulta. – é o que chamamos de ODONTOFOBIA.
AFINAL, POR QUE ISSO ACONTECE?
Essa pergunta pode ter várias respostas, pois, os motivos que levam às crianças a terem esses medos são diversos:
Medo do que ainda não conhecem: se for a primeira vez da criança no dentista, ela pode ficar ansiosa por estar em um ambiente novo e passar por uma nova experiência.
Experiências negativas: talvez ela já tenha tido uma experiência anterior não muito acolhedora e passe a ter um certo tipo de trauma.
Medo de sentir dor: quando algo envolve nosso corpo, é normal ficarmos apreensivos, e com as crianças não é diferente.
Comentários negativos: a criança pode ter ouvido comentários de adultos, dos pais ou até mesmo de colegas na escola de que ir ao dentista é ruim, e por isso, pode ter criado um medo antecipado.
COMO FAZER A CRIANÇA PERDER ESSE MEDO? CONFIRA 5 DICAS
1. CRIE O HÁBITO DESDE CEDO
Você sabia que não é necessário esperar os dentes nascerem para levar a criança ao dentista? Isso, mesmo!
A Odontopediatria cuida dos pequenos antes mesmo do primeiro ano de idade, examinando as gengivas, mucosa oral e orientando quanto à higiene bucal.
LEIA TAMBÉM: Quando levar meu filho ao dentista?
2. NÃO FAÇA COMENTÁRIOS NEGATIVOS
Mesmo que você também sofra com o medo de ir ao dentista, evite fazer comentários na frente da criança, que a deixarão com medo, pois, as crianças costumam ser influenciadas por nós, adultos.
3. FALE A VERDADE
Evitar comentários negativos não quer dizer que você deva mentir. Fale aonde você irá levá-la e como será fundamental realizar essa consulta. É importante que ela não leve um susto ao chegar ao local e muito menos perceba que não era o que ela esperava.
4. SEJA CALMO E COMPREENSIVO
Mesmo que a criança esteja resistente, é importante manter a ideia de que ir ao dentista será uma experiência positiva. Nunca utilize a situação como um castigo ou ameaça, isso só fará com que ela tenha mais medo ainda.
5. PROCURE UM ODONTOPEDIATRA ESPECIALIZADO
Ele será um grande aliado nessa hora. É importante que a criança se sinta bem com o profissional e que o espaço seja adequado para recebê-la.
COMO VOCÊ, PAPAI OU MAMÃE, PODE AJUDAR?
O hábito de cuidar da saúde bucal deve iniciar em casa, com as pessoas mais próximas da criança. Por isso, incentivar e ensinar a higiene bucal desde cedo é fundamental para que ela já esteja familiarizada com esses cuidados.
Sempre que possível, parabenize, faça comentários positivos, dê o exemplo e incentive a higiene bucal.
A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO LÚDICO
As crianças são cativadas com atividades lúdicas e que chamem à sua atenção. Além disso, é importante que o espaço em que ela esteja seja acolhedor e que o profissional passe confiança a ela.
Por isso, na Barini Kids, o espaço é especialmente pensado para elas!
A “Tia Aline” – Odontopediatra – é especialista em proporcionar um atendimento exclusivo para os pequenos, com muita conversa, dinâmica, brincadeira e acolhimento.
Ao chegar ao consultório, a criança já se depara com um local totalmente lúdico, planejado especialmente para que esse momento não gere medo, mas seja divertido e saudável.
Fonte https://bariniodontologia.com.br/meu-filho-tem-medo-de-ao-dentista-o-que-eu-faco/