Como aliviar dor de dente em crianças

 

  • Entenda quais são as causas mais comuns, o que funciona para amenizar o incômodo e quando buscar ajuda de um odontopediatra

Dor de dente é uma das piores sensações do mundo – até mesmo para os adultos. Quando se trata de dor de dente em criança, pode ser ainda mais difícil. Isso porque, dependendo da fase, os pequenos não conseguem expressar exatamente o que, onde e o quanto dói. Choram, ficam irritados – e não é para menos. Incomoda mesmo!

Dor de dente em crianças: as principais causas

De acordo com a odontopediatra Juliana Frigo (@mamaodonto), da Clínica Frigo, em São Paulo (SP), as razões mais comuns para dor de dente em crianças são os traumas dentários (quando seu filho bate ou machuca o dente por algum motivo), as cáries, as inflamações na gengiva ou o nascimento de dentes.

 

Nos bebês, a principal causa é o nascimento dos dentes”, explica. “É um processo fisiológico, mas existem sinais e sintomas que levam a um quadro de irritação, dor e incômodo”, acrescenta. Nas fases de erupção dentária, eles podem ter febre, frequência aumentada de choro e mau humor. Outros possíveis sintomas são gengiva inchada e vermelha, falta de apetite e salivação excessiva. A criança também tende a levar a mão e objetos à boca mais vezes.

No caso de cáries, traumas e inflamações, que ocorrem, em geral, com os maiores, é importante observar a boca e avaliar se há algo diferente, como inchaço nas gengivas ou alteração no aspecto da cavidade bucal.

O que é bom para dor de dente?

O primeiro passo é entrar em contato com o odontopediatra para tentar agendar uma consulta e, dependendo da intensidade do incômodo, um encaixe. Segundo Juliana, em casos de urgência, o especialista pode indicar algumas medidas para reduzir a dor de dente em casa, até o momento do atendimento. Por exemplo:

Precisa de ajuda?