A importância das atividades lúdicas para o desenvolvimento da criança

A brincadeira e as atividades lúdicas são muito importante para o desenvolvimento psicológico, social e cognitivo da criança, pois é através dela que ela consegue expressar os sentimentos dela em relação ao mundo social.

As atividades lúdicas preparam a criança para o desempenho de papéis social para a compreensão do funcionamento do mundo, para demonstrar e vivenciar emoções.

Para Vygotsky (1984), a brincadeira não é apenas uma dinâmica interna da criança, mas uma atividade dotada de um significado social que necessita de aprendizagem.

Tudo gira em torno da cultura lúdica, pois a brincadeira torna-se possível quando apodera elementos da cultura para internalizá-los e cria uma situação imaginária de reprodução da realidade. É através da brincadeira que a criança consegue adquirir conhecimento, superar limitações e desenvolver-se como indivíduo.

Usando atividades lúdicas para inovar em sala de aula

Ao inserir atividades lúdicas, nota-se nos alunos um entusiasmo maior em relação ao conteúdo que está sendo trabalhado por haver uma motivação dos educandos em expressar-se livremente, de agir e interagir em sala de aula. Quando o professor inova em metodologias e abandona os métodos e técnicas tradicionais, descobre que o lúdico é eficaz como estratégia do desenvolvimento na sala de aula.

DICA: As aulas lúdicas devem ser bem elaboradas com orientações definidas e objetivos específicos.

“A criança é um ser em criação. Cada ato é para ela uma ocasião de explorar e de tomar posse de si mesma, ou, para melhor dizer, a cada extensão a ampliação de si mesma. E esta operação, executa-a com veemência, com fé: um jogo contínuo. A importância decorre de conquista em conquista, uma vibração incessante”. Maria Montessori

Atividades Lúdicas na educação

Brincando, a criança aprende a respeitar regras, ampliar o relacionamento social e respeitar a si mesmo e ao outro. Por meio do universo lúdico que a criança começa a expressar-se com maior facilidade, ouvir, respeitar e discordar de opiniões, exercendo a liderança dela, e sendo liderada, compartilhando a alegria de brincar.

Dica: Os pais devem cada vez mais aproveitar os momentos lúdicos com a criança para perceber esta evolução, utilizar jogos e brincadeiras que despertem no filho a importância de aprender e desenvolver o intelecto, tornando claras as emoções, angústias, ansiedades, reconhecendo as dificuldades, proporcionando assim soluções e promovendo um enriquecimento na vida interior da criança. Pedir que a criança reconte a história que acabou de ouvir contribui para a autoestima dela.

 

Brincadeiras com teatro ou faz de conta dão oportunidade ao conhecimento de si e do outro. Jogos coletivos como Lego e quebra-cabeças ajudam a desenvolver:

  • A autoestima;
  • As habilidades sociais;
  • A cooperação;
  • A persistência (vencer obstáculos ou desafios);

Além disso, tornam o aprendizado muito mais atrativo pra criança.

Daniela Arce – Educadora – Rede de Ensino Caminho do Saber

Fonte https://blog.redecaminhodosaber.com.br/atividades-ludicas/

 

Open chat
Precisa de ajuda?