Projeto fada do dente

A FOUSP, Faculdade de Odontologia da USP, lançou um projeto para incentivar doações. Usando o universo lúdico da “fada do dente”, a instituição tenta aumentar o número de dentes de leite em seu banco.

Os pesquisadores recebem os dentes, limpam e fazem estudos para melhorar a saúde bucal, além de fazerem pesquisas de células-tronco que podem ajudar a curar doenças. Os estudantes também arrancam os dentinhos que demoram a cair. Conheça!

Para aumentar as doações de dentes de leite que normalmente são descartados para seu banco de orgãos, a Faculdade de Odontologia da USP lançou a campanha “O Endereço da Fada do Dente”.

A FOUSP utiliza dentes de leite em pesquisas científicas que ajudam milhares de pessoas. Mas poucas sabem disso. “O Endereço da Fada do Dente” foi criada para trazer essa questão ao conhecimento de todos e estimular um novo comportamento em relação aos dentes de leite, além de criar uma cultura de doação de órgãos desde cedo nas crianças.

A campanha busca mostrar que, ao invés de deixar o dente de leite embaixo do travesseiro para a Fada trocar por dinheiro, jogar em cima do telhado, ou até ir para o lixo, pais e filhos podem ajudar a ciência, doando o material à FOUSP.

Composta por um filme em animação compartilhável, um livro infantil e e outras peças, a campanha incentiva as pessoas a entrarem no site www.enderecodafadadodente.com.br/  onde, através de um simples clique, receberão em casa uma carta, já selada, pronta para a doação dos dentes, além de assinarem um termo de autorização obrigatório.

“Muitas pessoas não sabem que um dente também é um órgão. Dependendo da forma que é retirado, manipulado e armazenado, pode servir até para pesquisas sobre células tronco. Incentivar a doação de dentes extraídos para o nosso banco nos ajuda a descobrir novas maneiras de melhorar a vida das pessoas” conta o Prof. Dr. José Carlos Imparato, Coordenador do BioBanco de Dentes da Faculdade de Odontologia da USP.

 

 

 

Saiba mais sobre o projeto no site: http://www.enderecodafadadodente.com.br/.

Renata

<p>ODONTOPEDIATRA</p> <p>Graduação Faculdade de Odontologia do Planalto Central (FOPLAC) Brasília DF – 2010<br /> Especialização Odontopediatria na Faculdade São Leopoldo Mandic (SLM – Campinas)<br /> Pós Graduação: Curso de capacitação em Odontologia intrauterina e da Primeira infância – UNESP<br /> Curso de Odontologia na Primeira Infância-Clínica de bebês – USP São Paulo<br /> Aperfeiçoamento em Endodontia SLM SP<br /> Aperfeiçoamento em Ortodontia e Ortopedia na Clínica de Odontopediatria – SLM SP<br /> Curso Intensivo de Odontologia para Bebês – Universidade Estadual de Londrina UEL<br /> Aspectos Nutricionais no Atendimento Odontopediátrico – USP</p>