Manchas escurecidas ? O que pode ser ?

.
.
✨ Manchas escurecidas encontradas tanto nos dentes decíduos (de leite) quanto nos permanentes, são frequentemente relacionadas ao uso de medicações que contêm ferro, utilização de cariostáticos (tratamento odontológico) e também relacionados ao fumo (no caso de adolescentes e adultos).
.
☝🏻 Mas, existe um tipo de mancha que altera a cor do esmalte dentário devido à produção e excreção de pigmento negro ⚫ feito por bactérias cromogênicas ou cromógenas (Actinomyces e Prevotella melaninogênica), que é comumente confundido pelos pais com lesão de cárie 👾.
.
🔎 Podemos observar as manchas escurecidas no esmalte dental como uma linha contínua fina próxima a gengiva (cervical) e/ou também em forma de pontos. Elas podem estar nas faces vestibular (de fora), lingual (lado de dentro dos dentes inferiores) ou palatina (lado de dentro dos dentes superiores).
.
📍Após as manchas já instaladas apenas a escovação em casa não é suficiente para removê-las. Sendo assim, é necessário que o Odontopediatra atue usando produtos/pastas específicas de uso profissional.
.
👉🏻 Essas manchas geralmente estão em mais de um membro da família, e podem voltar aos dentes com o tempo, por isso a higiene bucal precisa ser rigorosa.
.
#odontopediatriabrasil 🇧🇷

Renata

<p>ODONTOPEDIATRA</p> <p>Graduação Faculdade de Odontologia do Planalto Central (FOPLAC) Brasília DF – 2010<br /> Especialização Odontopediatria na Faculdade São Leopoldo Mandic (SLM – Campinas)<br /> Pós Graduação: Curso de capacitação em Odontologia intrauterina e da Primeira infância – UNESP<br /> Curso de Odontologia na Primeira Infância-Clínica de bebês – USP São Paulo<br /> Aperfeiçoamento em Endodontia SLM SP<br /> Aperfeiçoamento em Ortodontia e Ortopedia na Clínica de Odontopediatria – SLM SP<br /> Curso Intensivo de Odontologia para Bebês – Universidade Estadual de Londrina UEL<br /> Aspectos Nutricionais no Atendimento Odontopediátrico – USP</p>