Dentes tortos podem causar mau hálito: vamos prevenir


Um belo dia, mesmo seguindo o ritual adequado de higienização bucal, você percebe uma sensação estranha, como um gosto ruim persistente na boca. Após uma visita ao dentista, você descobre a causa: dentes tortos podem ser os responsáveis pelo mau hálito.

Você sabia disso? Entre as causas mais comuns para o mau hálito, ou halitose, está o posicionamento em desalinho dos dentes. E, nesses casos, pouco adianta combater o mau hálito em si (embora seja bom para remediar a situação): é necessário resolver o posicionamento dos dentes.

Quer entender por que os dentes tortos podem causar mau hálito, e aprender a se prevenir? Confira, então, o nosso post de hoje!

Como dentes tortos podem causar mau hálito?
A explicação, embora pareça não ter relação aproximada, é até lógica. Os dentes tortos costumam dificultar a higienização dos dentes, certo?

Pois então, com menos espaço para que o fio dental passe com qualidade entre os dentes encavalados, a placa consegue se acumular com mais facilidade naquela região e, com o tempo, a mesma se transforma em tártaro.

Como funciona o tártaro?
O tártaro é um problema sério que causa sangramentos na gengiva e, assim, o mau hálito começa a fazer parte da rotina bucal da pessoa.

Entretanto, ele só aparece quando não é possível (por conta dos dentes tortos ou falta de cuidado) remover a placa, que se acumula aos poucos em determinadas áreas. A placa, quando calcifica, se transforma em tártaro, que pressiona a gengiva e a deixa mais sensível.

Essa sensibilidade se converte em flacidez do tecido e, também, em inflamações contínuas. O mau hálito acaba se tornando algo decorrente e consequente do sangramento e, também, do tártaro acumulado.

Qual é a solução contra o tártaro e mau hálito?
Quando calcificado, a higienização é pouco efetiva para remover o tártaro. O jeito, mesmo, é agendar uma consulta com o seu dentista, pois a remoção deve ser feita com uma limpeza profunda dos dentes.

Esse tipo de tratamento consiste, basicamente, na raspagem de qualquer vestígio de tártaro entre os dentes. Dessa maneira, assim que a inflamação diminuir, naturalmente, também se vai o mau hálito.

E contra os dentes tortos?
Embora o mau hálito possa ocorrer por uma série de outros motivos, estamos especificando, aqui, apenas um deles, que são os dentes tortos.

Entretanto, para solucionar o problema de vez, evitando que ocorra novo acúmulo de placa entre os dentes, o mais recomendado é o uso de aparelhos ortodônticos.

E sabe qual tipo de aparelho pode tornar a sua rotina ainda mais fácil e segura? Os alinhadores Invisalign®!

Transparentes e removíveis, eles não alteram a beleza natural do seu sorriso e, tampouco, incomodam durante a alimentação e a higienização bucal.

Dessa maneira, fica muito mais fácil alinhar os dentes tortos, cuidar dos dentes e, ainda, desfrutar de um hálito refrescante e livre de bactérias acumuladas!

fonte invisalign

 

Renata
Renata

ODONTOPEDIATRA Graduação Faculdade de Odontologia do Planalto Central (FOPLAC) Brasília DF – 2010 Especialização Odontopediatria na Faculdade São Leopoldo Mandic (SLM – Campinas) Pós Graduação: Curso de capacitação em Odontologia intrauterina e da Primeira infância – UNESP Curso de Odontologia na Primeira Infância-Clínica de bebês – USP São Paulo Aperfeiçoamento em Endodontia SLM SP Aperfeiçoamento em Ortodontia e Ortopedia na Clínica de Odontopediatria – SLM SP Curso Intensivo de Odontologia para Bebês – Universidade Estadual de Londrina UEL Aspectos Nutricionais no Atendimento Odontopediátrico – USP

One thought on “Dentes tortos podem causar mau hálito: vamos prevenir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *