Odontopediatria

Um belo sorriso de criança conquista qualquer pessoa. E quem é mãe sabe que todo cuidado é pouco para que esse sorriso continue cada vez mais encantador. Por isso contar com a ajuda de um especialista em odontopediatria é muito importante para a educação de pais e filhos sobre a higiene bucal, hábitos saudáveis e cuidados com os dentes. A Odontopediatria é a especialidade da Odontologia destinada a promover a saúde bucal na infância, pois para ter uma boca saudável pela vida inteira, é preciso começar a prevenir desde criança.

Hoje sabemos que o grande medo que as pessoas têm de enfrentar a cadeira do dentista é devido às experiências negativas que tiveram quando crianças. O tratamento para crianças requer cuidado especial, necessitando de maior atenção e psicologia para que a visita ao dentista não vire uma tortura. O odontopediatra faz com que a consulta seja agradável e simples para não causar pânico e nem traumas, fazendo o atendimento em ambientes atrativos que ajudam a criança a se sentir confiante e descontraída. Os cuidados odontológicos devem iniciar ainda na gestação, quando a futura mamãe é orientada sobre os hábitos alimentares e de higiene. O odontopediatra está apto a lidar com bebês, por isso o ideal é fazer a primeira consulta aos 6 meses. Muitos pais pensam que o bebê não vai ajudar ou vai chorar muito, o odontopediatra está qualificado para o atendimento as crianças de todas as idades, através de técnicas psicológicas de manejo comportamental infantil específicas para cada faixa etária e para crianças de diversas personalidade.

Com a consulta ao odontopediatra, a mãe aprende o que fazer quando os dentes do seu bebê começar a nascer, como aliviar o desconforto e de que forma cuidar da dentição em todas as fases, para que a criança cresça livre de cáries. Além de que, desde bebê a criança vai incorporando a idéia do dentista gradativamente, acostumando com a presença do profissional, com o ambiente diferente, e com procedimentos de menor complexidade (que não envolvem anestesia e consultas longas).

Na odontologia para crianças o odontopediatra ensina a cuidar dos dentinhos de uma forma divertida e descontraída. O objetivo é sempre fazer com que ela, desde cedo, adquira hábitos saudáveis e aprenda, por si só, a ter consciência sobre o cuidado com os dentes. Os “dentes de leite” (decíduos) tem uma dupla função na cavidade oral. Além de fazer as funções de mastigação, estética e fonação, são eles que fazem a manutenção do espaço para os dentes permanentes. Quando esses dentes são cariados ou perdidos precocemente, os dentes permanentes podem ser prejudicados pelo manchamento, alteração de posição além de perda de espaço que futuramente pode causar uma mordida errada. Não espere até o aparecimento de algum problema para levar seu filho ao odontopediatra, pois as vezes pode ser tarde demais para um tratamento conservador, por isso é essencial que os pais e filhos compreendam a seriedade do conceito de prevenção.

Qualquer dentista pode atender crianças, mas nem todos possuem conhecimento de técnicas e manejos psicológicos para realizar de uma forma que seja mais tranqüila tanto para a criança como para os pais. Procure sempre especialistas em Odontopediatria, esse profissional saberá exatamente como conduzir a consulta e torná-la um encontro divertido para seu filho.

fonte http://www.santosprimeodontologia.com.br/site/?p=181

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Precisa de ajuda?